FESTA DOS 100 DIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, GERA TUMULTO E DESRESPEITO NA ZONA NORTE

Nesse momento a polícia já havia chegado e se concentraram mais ali no centro. Até então estavam espalhados...

Hoje por volta das 4 da manha, uma baderna desenfreada se formou na praça Dr. José Esteves. Os moradores aqui da região, se surpreenderam e foram pegos de surpresa em plena manha de sexta feira, com um som altíssimo oriundo de veículos que estavam  com os estudantes em frente a locomotiva da praça. 

Ocorre que eles haviam programado uma festa para ser realizada no postinho, como costumeiramente era realizado todos os anos anteriores. Este ano, porém, foram praticamente expulsos do postinho, chamaram até a polícia para que fossem retirados de lá, segundo uma estudante me havia explicado. A festa é inteiramente de responsabilidade dos estudantes, não sendo a ufla responsável por nenhuma ação deles, talvez o DCE esteja ou seja coordenador, mas era pra ser  realizada no postinho. 

Até ai tudo bem! ....So que não.
Como foram obrigados a deixar o local de costume, vieram em debandada para o local mais obvio, ou seja, a praça da estação. O problema é que não foram contratados banheiros químicos, nem seguranças, tampouco a prefeitura autorizou o evento, pois não havia no local o ninguém do transito para organizar o tráfego nem policiais para acompanhar o "evento". De forma que formou-se uma bagunça geral, movimentação desordenada, onde todo mundo urinava em qualquer lugar, pessoas trêbadas, de fala difícil de entender, cambaleantes pelas ruas e tropeçando nos próprios pés na tentativa de caminhar. Faziam isso ate achar um local para urinar, o que logo virou uma zona, pois urinavam em qualquer local mesmo. Urinavam em árvores, na locomotiva, na estação, atrás do carros estacionados, isso com certeza chocou centenas de pessoas que passavam ali para ir trabalhar ou crianças que iam para escola, já entre as 6 e 8 da manha. Carros parados em local proibido, gritaria e zoação, bebedeira desenfreada, tudo na maior falta de respeito com os moradores, moradores que não são obrigados a conviver com centenas de estudantes bêbados e urinando sem parar em via pública, tudo sem o menor pudor. 

No final ficou claro que estavam perdidos, realmente estavam sem coordenação, sem rumo, sem controle e sem autorização também. Ai sim, tive que tomar uma atitude antes que começassem a defecar pelos cantos. Fiz um boletim de ocorrência alegando desordem,  baderna, falta de pudor, desorganização e falta de autorização. Então chegaram várias viaturas da polícia para tentar manter a ordem, naquela baderna que se formou na praça. Nesse momento eles se contiveram e se reuniram perto da locomotiva. 

O que presenciamos hoje foi um bando de estudantes desordenados, sem nenhum controle, alcoolizados, completamente descontrolados, urinando pra todo lado, exatamente por não estarem organizados, não contrataram banheiros químicos, não avisaram a prefeitura para pedir licença, que por sua vez não avisou o transito para coordenar o tráfego local e nem a polícia estava sabendo. Tudo foi feito na ultima hora, como se fossem os donos da cidade, também dos ouvidos dos outros e da paciência dos moradores, que naturalmente tiveram seu direito ao silencio na madrugada invadido e descumprido como pede a lei.

Outro dia presenciei uma discussão na câmara municipal onde a comunidade esteve massivamente presente e exigindo que se fizesse alguma coisa com relação as republicas em lavras, entre outros problemas que atingem a comunidade, pois hoje em dia há uma população de mais de 15 mil estudantes entre nós. Isso meus amigos, requer uma política de controle rigorosa, novas leis e fiscalização mais firmes, tudo para conter os abusos em situações invasivas como essa de hoje, que invadam a vida comum da população. Todos querem viver em paz e em convivência pacífica, ninguém quer tirar a alegria dos estudantes, queremos apenas que eles nos respeitem para que possam ser respeitados por nós.

Eu até concordo que os estudantes podem sim se reunir em festas universitárias, mas eles precisam entender que existem regras impostas a comunidade como um todo e eles são parte disso. Não são uma exceção às regras e as leis.

É preciso urgente, que a câmara discuta isso entre a comunidade, os estudantes, administradores das universidades locais, reunidos em uma audiência pública, todos juntos para que debater e encontrar uma solução, em um formato e local adequados para que essas festas e eventos possam ser realizados sem incomodar a população.

JÁ PASSOU DA HORA!

ÁREA PROMOCIONAL

PARTE DA LEI FEDERAL QUE REGULAMENTA O JORNALISTA NÃO FORMADO

4. ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL (ART.
5°, INCISO XIII, DA CONSTITUIÇÃO). IDENTIFICAÇÃO DAS RESTRIÇÕES E
CONFORMAÇÕES LEGAIS CONSTITUCIONALMENTE PERMITIDAS. RESERVA LEGAL
QUALIFICADA. PROPORCIONALIDADE. A Constituição de 1988, ao
assegurar a liberdade profissional (art. 5
o
, XIII), segue um
modelo de reserva legal qualificada presente nas Constituições
anteriores, as quais prescreviam à lei a definição das "condições
de capacidade" como condicionantes para o exercício profissional.
No âmbito do modelo de reserva legal qualificada presente na
formulação do art. 5
o
, XIII, da Constituição de 1988, paira uma
imanente questão constitucional quanto à razoabilidade e
proporcionalidade das leis restritivas, especificamente, das leis
que disciplinam as qualificações profissionais como condicionantes
do livre exercício das profissões. Jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal: Representação n.° 930, Redator p/ o acórdão
Ministro Rodrigues Alckmin, DJ, 2-9-1977. A reserva legal
estabelecida pelo art. 5
o
, XIII, não confere ao legislador o poder
de restringir o exercício da liberdade profissional a ponto de
atingir o seu próprio núcleo essencial.
Adminstrado por Cesar Mori desde o dia 07 de Março de 2011. Tecnologia do Blogger.